28 de dez. de 2011

Lançamento do Volume I da Biblioteca Clássica: Filósofos Épicos I

Hexis Editora convida para o lançamento do livro
Filósofos Épicos I: Fragmentos de Xenófanes e Parmênides.
Edição e Tradução de Fernando Santoro.
Dia 7 de dezembro, quarta-feira, às 19 horas no Museu da República, Rua do Catete, 153.
SOBRE O LIVRO
A filosofia surge, na Grécia, em meio a um fecundo diálogo e uma calorosa  disputa entre valores e formas de conhecimento. Diálogo e disputa que são entretidos com as formas tradicionais de educar e conhecer, sobretudo a poesia épica. Os primeiros filósofos nascem diretamente destas tradições discursivas, e muitas vezes mantêm elementos formais e também conteúdos similares a esta origem ao mesmo tempo em que frequentemente assumem uma posição de distanciamento e confronto face às mesmas.
A relação da filosofia com a poesia, na Magna Grécia dos séc. VI e V a.C., não é somente uma relação exterior, de recíproca influência e de empréstimos de recursos expressivos ou formatos discursivos. Com efeito, a filosofia surge originalmente como um gênero de poesia sapiencial e merece ser pensada neste limiar em que confluem literatura, retórica, pensamento e conhecimento. Com os filósofos épicos, exploramos as potencialidades criativas deste limiar, a partir da ecdótica dos textos gregos e suas traduções em português, abrindo caminho para uma análise discursiva de suas formas originais de expressão e, principalmente, para a discussão filosófica dos seus conteúdos e temas.
Chamamos de 'épicos' os filósofos Xenófanes e Parmênides, entre outros. Filósofos que compuseram, entre suas obras, poemas/tratados sobre a natureza (perí phýseos). São épicos segundo uma abordagem que diz respeito ao estatuto das formas e conteúdos da filosofia em seus primórdios, face aos demais discursos sapienciais e formas de expressão coetâneos, particularmente os poemas de tradição homérica.
SOBRE A COLEÇÃO
A BIBLIOTECA CLÁSSICA é um programa editorial para publicação das obras clássicas da filosofia e da literatura antiga, reunindo em língua portuguesa um acervo de edições bilíngues com comentários, segundo o mais alto padrão acadêmico internacional. O projeto é coordenado pelos Laboratórios integrantes do Polo de Estudos Clássicos do Estado do Rio de Janeiro – PEC, vinculados à UERJ, UFF e UFRJ, com apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos – SBEC e da Fundação Biblioteca Nacional. A Coleção é realizada por um pool de editoras responsáveis pela execução gráfica e pela distribuição.
O Projeto de editar os clássicos abrindo com os “filósofos épicos” inclui também o destaque de sua recepção em língua portuguesa, inclusive com a edição ou reedição de obras de significado especial para esta língua. Para cada volume, eventualmente para cada autor, produziremos um apêndice com um texto ou seleção de textos significativos para a literatura e a recepção da obra em língua portuguesa.
SOBRE O TRADUTOR E AUTOR DO VOLUME
Fernando Santoro é filósofo, poeta e tradutor. Professor do departamento de  Filosofia da UFRJ, diretor do laboratório OUSIA de estudos em filosofia clássica. Coordena a versão em português do Dicionário dos Intraduzíveis. Autor de Imaculada (poesia), Poesia e Verdade, Arqueologia dos Prazeres, Parmênides I e II (filosofia). Editor das revistas AISTHE e Anais de Filosofia Clássica.

2 comentários:

  1. Olá Francisco José, vc pode enviar um email para comercial@alicomunicacao.com.br, e nos lhe encaminharemos as instruções para depósito. O livro custa R$ 36,00 e será enviado pelos Correios

    ResponderExcluir